O melhor de tudo é que um clube de investimento evita as taxas de gestão

Todos os fundos mútuos cobram aos seus titulares de unidades – taxas que podem ter um impacto significativo no retorno global proporcionado pelos fundos mútuos.

Mas os benefícios de um clube de investimento trazem uma advertência importante: os retornos ou perdas que o clube obtém dependem inteiramente dos membros do clube e da sua capacidade de escolher os investimentos certos para os seus fundos comuns.

Start Milionário-2

Quando compramos fundos mútuos das principais empresas de fundos, estamos efetivamente adquirindo a educação, a experiência, as habilidades e a disciplina dos gestores de fundos mútuos aos quais foi confiado o nosso dinheiro. Quando nos juntamos a um clube de investimento, tentamos replicar (e melhorar) alguns desses atributos de gestão, mas num ambiente não profissional.

Um clube de investimento típico reunir-se-á regularmente (normalmente todos os meses) para rever a sua carteira existente e para receber sugestões dos membros do clube relativamente a novas oportunidades de investimento. A reunião mensal é um espaço aberto, onde cada membro do clube pode expressar a sua opinião sobre a adequação de novos investimentos e outras preocupações relativas ao desempenho dos fundos comuns.

Ao contrário de qualquer fundo mútuo, o clube de investimento é uma verdadeira democracia. Aqui, a sabedoria coletiva dos membros do clube, combinada com a informação que recolheram através de investigação intensiva, serve (em teoria) para produzir as melhores decisões de investimento.