Ajudando as pessoas a lidar com grandes emoções

A boa notícia é que a autorregulação é uma habilidade que pode ser ensinada como qualquer outra, e os gestores podem desempenhar um papel importante ajudando as pessoas a aprenderem como lidar com suas emoções, mesmo emoções muito grandes. Aqui estão algumas técnicas para ajudar as pessoas a se acalmarem em vez de agirem.

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Desenvolvendo o QI emocional – Reservar um tempo para perceber e rotular as emoções ajuda as pessoas a começarem a prestar atenção em como estão se sentindo. Isto é importante porque prestar atenção às nossas emoções é o primeiro passo para aprender como administrá-las. Às vezes, apenas articular uma emoção ajuda a desarmá-la. Muitas vezes tentamos fingir que não estamos sentindo emoções negativas até que seja tarde demais e nos sintamos péssimos. Reconhecer um sentimento negativo pode fazer com que ele pareça menos poderoso e ajuda você a começar a pensar construtivamente sobre o que fazer com esse sentimento.

Os gestores podem ajudar a ensinar os filhos a fazer isso, modelando-o em seu próprio comportamento. Por exemplo, se você está chateado porque esqueceu algo no supermercado, compartilhe esse sentimento: “Estou tão frustrado agora! Esqueci de pegar leite! Então, depois de reconhecer como se sente, você pode modelar habilidades de enfrentamento e resolução de problemas. Você pode dizer: “Vou respirar fundo para me acalmar – isso geralmente me ajuda”. Então, quando estiver se sentindo melhor, você poderá dizer: “Agora, como posso resolver este problema?” e debater ideias.